0
 

Alerta 3505 (Tecnovigilância) - Philips Medical Systems Ltda - Sistema de Raio-X para Tomografia Computadorizada – Falha no auto travamento vertical da mesa.
 

Nome Comercial: Sistema de Raio-X para Tomografia Computadorizada. Nome Técnico: Equipamento de Tomografia Computadorizado. Número de registro ANVISA: 10216710325. Tipo de produto: Equipamento. Classe de Risco: III. Modelo afetado: Access CT. Números de série afetados: 315055. Acesse o conteúdo integral do Alerta 3505 com os respectivos anexos no Site da ANVISA (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/alertas).
 

A empresa detectou um problema com alguns atuadores usados na mesa de exame dos sistemas Incisive CT e Access CT, o que pode fazer com que a mesa se mova inesperadamente para baixo até sua posição limite. As seguintes situações perigosas podem ocorrer se a mesa se mover inesperadamente para baixo. A) As imagens adquiridas podem não suportar o diagnóstico clínico devido ao movimento vertical inesperado da mesa, o que afeta a qualidade da imagem; portanto, uma nova varredura do paciente pode ser necessária com base na decisão profissional; ou B) Durante uma varredura intervencionista, a agulha pode ser movida ou puxada para fora devido ao movimento inesperado da mesa, o que pode resultar em ferimentos no paciente ou dano temporário, exigindo intervenção médica profissional.

 

Ação de Campo Código FCO72800743 sob responsabilidade da empresa Philips Medical Systems Ltda. Correção em Campo. Correção de partes/peças.

 

A empresa recomenda que para se determinar se o sistema foi afetado por esta ação de campo, verifique a etiqueta do sistema TC. Durante a operação do sistema, monitore o movimento vertical da mesa por meio painel de controle da IU (interface do usuário) da CT-box ou do gantry. Se alguma descida de mesa sem que tenha havido comando for observada, PARE de usar o dispositivo e entre em contato imediatamente com o representante local da Philips. Consulte a carta ao cliente para mais informações. Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos, informe o número do Alerta 3505 no texto da notificação ao utilizar os canais abaixo: Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa). Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade. Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp> Informações Complementares: - Data de identificação do problema pela empresa: 23/03/2021. - Data da entrada da notificação para a Anvisa: 14/04/2021. A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso. Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012: (...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa. Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final. Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...) OBS: O presente alerta poderá passar por um processo de atualização caso a Gerência de Tecnovigilância julgue necessário.

 
 

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).

 
 

27/04/2021

 
 

Empresa detentora do registro: Philips Medical Systems Ltda - CNPJ: 58.295.213/0001-78 - Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 401 - Setor Parte 39 – Tamboré - Barueri - São Paulo. Tel: 11995576799. E-mail: tecnovigilancia_br@philips.com. Fabricante do produto: Philips Healthcare (Suzhou) Co., LTD. - No. 258, ZhongYuan Road, Industry Park, Suzhou, 215024, Jiangsu - China.

 
 

ENGENHARIA CLINICA, FARMACIA, ENFERMAGEM, GERENCIA DE RISCO