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Alerta 2966 (Tecnovigilância) - Abbott Laboratórios do Brasil Ltda - Família Instrumento Alinity ci-series – Possibilidade de reutilização de células de reação (RVs) após uma parada do sistema, podendo gerar resultados incorretos.
 

Nome Comercial: Família Instrumento Alinity ci-series Nome Técnico: Instrumento destinado exclusivamente à união de módulos, integração de analisadores ou de plataformas de teste Número de registro ANVISA: 80146502000 Classe de Risco: I Modelo afetado: Alinity ci-series - System Control Modulo - Módulo de processamento Números de série afetados: SCM01737; SCM01311; SCM01623; SCM01646; SCM02076; SCM02082; SCM02083; SCM02373; SCM02283; SCM02327; SCM02208; SCM02370; SCM02186; SCM02652; SCM02682; SCM03098; SCM03099; SCM02187; SCM01509; SCM01510; SCM01559; SCM01637; SCM02303; SCM01730; SCM01656; SCM02679; SCM01729; SCM02188; SCM01659; SCM02372; SCM01636; SCM02309; SCM02317; SCM02151; SCM02677; SCM01662; SCM01663; SCM02651; SCM01307; SCM01139; SCM02516; SCM01246; SCM01535; SCM01644; SCM01731; SCM01314; SCM01536; SCM01539; SCM01540; SCM01542; SCM01545; SCM01548; SCM01557; SCM01242; SCM01243; SCM01253; SCM01254; SCM01349; SCM01350; SCM01467; SCM01482; SCM01487; SCM01488; SCM01489; SCM01490; SCM01498; SCM01752; SCM01753; SCM02173; SCM02177; SCM02179; SCM02374; SCM02292; SCM02318; SCM02369; SCM02366.
 

A empresa detentora do registro informou que identificou um problema com todas as versões do software do Alinity ci-series no mercado, em que pode ocorrer a reutilização de células de reação (RVs) após uma parada do sistema. O problema só acontece se o sistema passar do status Processando para Parado para Ocioso, podendo gerar resultados incorretos. Segundo a empresa, é necessária a seguinte sequência específica de eventos para que esse problema ocorra: 1. O sistema está processando testes. 2. Ocorre uma ‘parada’ do módulo de processamento. A parada pode ser iniciada pelo sistema (por exemplo, devido a uma falha de hardware que coloca o sistema no status Parado) ou devido a uma solicitação do operador para parar o sistema. 3. O operador solicita a Inicialização do módulo que parou. O sistema realiza uma inicialização para passar para o status Ocioso. 4. O operador solicita um Processamento para passar o sistema para o status Iniciado. Se o processamento anterior foi interrompido enquanto a amostra ou o reagente estava sendo aspirado ou dispensado nas RVs, pode haver amostra/reagente nas RVs entre a dispensa da amostra e o comutador STAT. Até 4 RVs são retidas na linha limpa, podendo ser usadas para testes futuros. Nota: Se o operador não realizar o passo 3 (Inicialização), o problema não ocorrerá. Esse problema pode gerar resultados de pacientes incorretos em qualquer ensaio Alinity i.

 

Ação de Campo Código FA10JUN2019 sob responsabilidade da empresa Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. Carta ao Cliente. Atualização, correção ou complementação das instruções de uso. Atualização de software. Enquanto o software não é atualizado, deve ser seguido o passo de processamento da carta.

 

A empresa detentora do registro informou que vai lançar a versão 2.6.2 do software do Alinity ci-series para resolver o problema. A empresa informou que, para mitigar o problema até que a versão 2.6.2 do software esteja disponível, o operador deverá seguir os passos: 1. Quando o sistema estiver parado, vá direto para o processamento; 2. Se o sistema estiver no status Parado e o operador passar para o status Ocioso, o operador deverá liberar todas as RVs da faixa de processamento. Realize o procedimento de diagnóstico da faixa de processamento 1520 Teste de Carregamento e Retirada de RVs para retirar e carregar todas as RVs da faixa de processamento. Nota: Para obter instruções detalhadas, consultar o Apêndice A da Mensagem de Alerta (carta ao cliente). A versão 2.6.2 do software do Alinity ci-series deve estar disponível no fim de julho de 2019. Representante da Abbott agendará um upgrade obrigatório do software do Alinity ci-series para a versão 2.6.2 para resolver o problema. A empresa solicita aos clientes que, caso tenham encaminhado o produto listado acima a outros laboratórios, informá-los da Correção de Produto e providenciar uma cópia do comunicado. Guardar o comunicado nos arquivos do laboratório. A empresa orienta que, caso o laboratório ou os profissionais de saúde atendidos tenham dúvidas relacionadas ao comunicado, entrem em contato com o Centro de Serviço ao Cliente local (0800-119099) e informem o seguinte número de controle: FA10JUN2019. Reações adversas ou problemas de qualidade ocorridos com o uso deste produto poderão ser reportados ao Centro de Serviço ao Cliente local (0800-119099). Ainda, em caso de lesão de paciente ou usuário associada a esta Ação de Campo, reportar imediatamente o ocorrido ao Centro de Serviço ao Cliente local. Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo: Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa). Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade. Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp> Informações Complementares: - Data de identificação do problema pela empresa: 10/06/2019 - Data da entrada da notificação para a Anvisa: 18/06/2019 A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso. Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012: (...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa. Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final. Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...)

 
 

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).

 
 

22/08/2019

 
 

Empresa detentora do registro: Abbott Laboratórios do Brasil Ltda - CNPJ: 56.998.701/0001-16 - Rua Michigan, 735 - Cidade Monções - São Paulo - SP. Tel: 55 11 5536 73126. E-mail: camila.ferreira@abbott.com. Fabricante do produto: Abbott Gmbh & CO. KG - Max-Planck-Ring 2, 65205 Wiesbaden, Germany - Alemanha.

 
 

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