0
 

Alerta 2747 (Tecnovigilância) - Philips Medical Systems Ltda - Prodiva 1.5T - Possibilidade de queimaduras de pele devido a contato com cabo de bobina quente.
 

Nome Comercial: Prodiva 1.5T Nome Técnico: Equipamento de Ressonância Magnética Número de registro ANVISA: 10216710351 Classe de Risco: II Modelo afetado: CX; CS Números de série afetados: 83045, 83046, 83047, 82007 e 82006
 

A empresa detentora do registro informou que o sistema de RMI dissipa a energia de várias fontes e que isso pode resultar em um aumento de temperatura de componentes em torno do paciente, tais como cabos e bobinas de RF. Segundo a empresa, normalmente a temperatura final desses componentes não excede a temperatura corpórea. Entretanto, os cabos de bobina podem se tornar quentes o suficiente para causar queimaduras da pele se eles entrarem em contato com o paciente e os cabos não forem posicionados como orientado nas instruções de uso do sistema. Informou as seguintes circunstâncias nas quais este aquecimento pode ocorrer: 1- Cabos de bobina posicionados em ciclos ou torcidos dentro da Bobina de corpo de quadratura (área de RF); 2 - Cabo de bobina em contato direto com a parede de orifício; 3- Cabo de bobina próximo ao anel de extremidade.

 

Ação de Campo Código FCO78100491 sob responsabilidade da empresa Philips Medical Systems Ltda. Correção em Campo. Adição de um Balun em cada cabo de bobina.

 

A empresa recomendou que, na preparação de exames, devem ser seguidas as Instruções de Uso para alinhamento adequado dos cabos e isolamento da pele do paciente do cabo de bobina usando os espaçadores ou almofadas fornecidas com o sistema, se necessário. Informou que alertas relacionados podem ser encontrados na “seção 2” das Instruções de uso: Segurança -> Segurança durante escaneamento -> Posicionamento de bobina e cabo. Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo: Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa). Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade. Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp> Informações Complementares: - Data de identificação do problema pela empresa: 05/11/2018 - Data da entrada da notificação para a Anvisa: 03/12/2018 A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso. Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012: “(...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa. Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final. Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...)”

 
 

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).

 
 

24/12/2018

 
 

Empresa detentora do registro: Philips Medical Systems Ltda - CNPJ: 58.295.213/0001-78 - Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 401 - Setor Parte 39 – Tamboré - Barueri - São Paulo. Tel: 11 97576-3608. E-mail: larissa.frias@philips.com Fabricante do produto: Philips Healthcare (Suzhou) Co., Ltd. - Nº258, Zhong Yuan Road, Suzhou Industrial Park - 215024 Suzhou, Jiangsu Province - China

 
 

ENGENHARIA CLINICA, FARMACIA, ENFERMAGEM, GERENCIA DE RISCO